Necessidade de toque na intenção de compras online

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.53946/rmr.v1i1.3

Mots-clés :

Comportamento do consumidor, Necessidade de toque, Intenção de compra online

Résumé

Objetivo do estudo: O objetivo deste estudo foi determinar em que nível se dá a moderação na necessidade toque (Need for Touch, NFT) para a relação entre a atitude à loja e a intenção de compra em lojas online;

Metodologia: Foi realizado um survey, com dados analisados por meio de modelagem de equações estruturais para validação do modelo, se utilizando o software Smart PLS, com análise de moderação por regressão linear com uso do software SPSS;

Principais resultados: Os resultados trazem evidências da moderação positiva do NFT para a relação entre atitude a loja e intenção de compra, ou seja, em uma compra virtual, a favorabilidade à loja leva a maior intenção de compra na medida em que aumenta a necessidade de toque estimulada por um site mais interativo.

Contribuições teóricas e metodológicas: O estudo contribui teoricamente ao ensejar o acúmulo de evidências para a aplicação do construto NFT em estudos de consumo virtual. Metodologicamente o estudo contribui ao testar efeitos condicionais do NFT;

Relevância/originalidade: O estudo é relevante ao permitir que se busque uma maior compreensão do fenômeno NFT na medida em que amplia o acúmulo de evidências sobre o efeito deste construto em contextos digitais;

Implicações para a gestão ou sociais: Para a sociedade este estudo contribui ao apresentar a relação entre um aspecto psicológico do indivíduo em um contexto digital, cada vez mais presente no dia-a-dia das pessoas. Para gestores, este estudo sugere a aplicação de meios mais realistas nos sites para se obter mais favorabilidade dos consumidores.

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Bibliographies de l'auteur-e

Jussara da Silva Teixeira Cucato, Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação da ESPM- Escola Superior de Propaganda e Marketing (capes 5). Mestre em Administração pela Universidade Nove de Julho (Conceito Capes 5), linha de Marketing; Graduada em Administração pela Universidade Nove de Julho. Cursou Didática de Ensino em Administração pela FEA/USP. Dedica-se ao estudo da Administração de Empresas com vistas ao Marketing com foco em estudos do comportamento do consumidor, marketing de serviços, marketing estratégico, marketing digital, inovação em marketing e ética empresarial.

Flavio Santino Bizarrias, Universidade Nove de Julho - Uninove

Pós-doutor em Marketing Internacional pela ESPM-SP. É Professor e Pesquisador do Programa de Pós-graduação em Gestão de Projetos (PPGP) Stricto Sensu da Universidade Nove de Julho. Doutor em Administração e Mestre em Administração pela Universidade Nove de Julho, professor de ensino superior da mesma IES. Possui especialização em Marketing pela ESPM-SP e graduação em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2000). Atua principalmente nos seguintes temas de pesquisa: marketing e gestão de projetos, comportamento do consumidor, atitudes implícitas (automáticas) marcas, crowding, e identidade do consumidor. Possui experiência profissional na área de Administração, com ênfase em Mercadologia.

Vivian Iara Strehlau, Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM

Doutora em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (2003), mestre e graduada pela mesma escola. Estágio Senior (pós doutorado) pela Wirtschaftsuniversität Wien. Participou do Programme of International Management na London Business School. Atualmente é Vice-Coordenadora Programa de Pós graduação em Administração e professora do Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor da Escola Superior de Propaganda e Marketing/SP - ESPM. Eleita Representante do Brasil no Comitê Executivo do European Marketing Academy. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing. Interesses de pesquisa em comportamento do consumidor e em marketing internacional em temas como marca país, marcas globais e comportamento do consumidor em um contexto internacional.

 

Marlette Cassia Oliveira, Instituto Federal de São Paulo - IFSP. Campus Caraguatatuba.

Doutora em Administração pela UNINOVE e Mestre Interdisciplinar em Administração, Comunicação e Educação. Possui Graduação em Comunicação Social Habilitação em Publicidade e Propaganda, Graduação em Administração Geral, Graduação em Pedagogia. Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Caraguatatuba. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Estratégica de Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing, comportamento do consumidor, varejo, emoção, crowding e coping.

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Publié-e

2021-08-03

Comment citer

Cucato, J. da S. T., Bizarrias, F. S., Strehlau, V. I., & Oliveira, M. C. (2021). Necessidade de toque na intenção de compras online. Retail Management Review, 1(1), e3. https://doi.org/10.53946/rmr.v1i1.3

Numéro

Rubrique

Tecnologia da informação e gestão da inovação no varejo

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