Necessidade de toque na intenção de compras online

Authors

DOI:

https://doi.org/10.53946/rmr.v1i1.3

Keywords:

Comportamento do consumidor, Necessidade de toque, Intenção de compra online

Abstract

Objetivo do estudo: O objetivo deste estudo foi determinar em que nível se dá a moderação na necessidade toque (Need for Touch, NFT) para a relação entre a atitude à loja e a intenção de compra em lojas online;

Metodologia: Foi realizado um survey, com dados analisados por meio de modelagem de equações estruturais para validação do modelo, se utilizando o software Smart PLS, com análise de moderação por regressão linear com uso do software SPSS;

Principais resultados: Os resultados trazem evidências da moderação positiva do NFT para a relação entre atitude a loja e intenção de compra, ou seja, em uma compra virtual, a favorabilidade à loja leva a maior intenção de compra na medida em que aumenta a necessidade de toque estimulada por um site mais interativo.

Contribuições teóricas e metodológicas: O estudo contribui teoricamente ao ensejar o acúmulo de evidências para a aplicação do construto NFT em estudos de consumo virtual. Metodologicamente o estudo contribui ao testar efeitos condicionais do NFT;

Relevância/originalidade: O estudo é relevante ao permitir que se busque uma maior compreensão do fenômeno NFT na medida em que amplia o acúmulo de evidências sobre o efeito deste construto em contextos digitais;

Implicações para a gestão ou sociais: Para a sociedade este estudo contribui ao apresentar a relação entre um aspecto psicológico do indivíduo em um contexto digital, cada vez mais presente no dia-a-dia das pessoas. Para gestores, este estudo sugere a aplicação de meios mais realistas nos sites para se obter mais favorabilidade dos consumidores.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Jussara da Silva Teixeira Cucato, Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação da ESPM- Escola Superior de Propaganda e Marketing (capes 5). Mestre em Administração pela Universidade Nove de Julho (Conceito Capes 5), linha de Marketing; Graduada em Administração pela Universidade Nove de Julho. Cursou Didática de Ensino em Administração pela FEA/USP. Dedica-se ao estudo da Administração de Empresas com vistas ao Marketing com foco em estudos do comportamento do consumidor, marketing de serviços, marketing estratégico, marketing digital, inovação em marketing e ética empresarial.

Flavio Santino Bizarrias, Universidade Nove de Julho - Uninove

Pós-doutor em Marketing Internacional pela ESPM-SP. É Professor e Pesquisador do Programa de Pós-graduação em Gestão de Projetos (PPGP) Stricto Sensu da Universidade Nove de Julho. Doutor em Administração e Mestre em Administração pela Universidade Nove de Julho, professor de ensino superior da mesma IES. Possui especialização em Marketing pela ESPM-SP e graduação em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2000). Atua principalmente nos seguintes temas de pesquisa: marketing e gestão de projetos, comportamento do consumidor, atitudes implícitas (automáticas) marcas, crowding, e identidade do consumidor. Possui experiência profissional na área de Administração, com ênfase em Mercadologia.

Vivian Iara Strehlau, Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM

Doutora em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (2003), mestre e graduada pela mesma escola. Estágio Senior (pós doutorado) pela Wirtschaftsuniversität Wien. Participou do Programme of International Management na London Business School. Atualmente é Vice-Coordenadora Programa de Pós graduação em Administração e professora do Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor da Escola Superior de Propaganda e Marketing/SP - ESPM. Eleita Representante do Brasil no Comitê Executivo do European Marketing Academy. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing. Interesses de pesquisa em comportamento do consumidor e em marketing internacional em temas como marca país, marcas globais e comportamento do consumidor em um contexto internacional.

 

Marlette Cassia Oliveira, Instituto Federal de São Paulo - IFSP. Campus Caraguatatuba.

Doutora em Administração pela UNINOVE e Mestre Interdisciplinar em Administração, Comunicação e Educação. Possui Graduação em Comunicação Social Habilitação em Publicidade e Propaganda, Graduação em Administração Geral, Graduação em Pedagogia. Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Caraguatatuba. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Estratégica de Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing, comportamento do consumidor, varejo, emoção, crowding e coping.

References

Adhikari, R. “The internet of things is a boom for B2B: report”. Disponível em <http://www.ecommercetimes.com/story/The-Internet-of-Things-Is-a-Boon-for-B2B-Report-84804.html> Acesso em 17.09. 2017.

Albertin, A. L., & de Moura, R. M. (2002). Comércio eletrônico: mais evolução, menos revolução. RAE-Revista de Administração de Empresas, 42(3), 115.

Alencar de Farias, S. (2007). Atmosfera de loja on-line: o impacto do ambiente virtual na satisfação do consumidor e na atitude para com a compra. Revista de Administração-RAUSP, 42(1).

Almeida, N. (2013). O impacto da necessidade de toque na experiência da marca. Dissertação de Mestrado. Aveiro: IPAM.

Allport, G., 1935. Attitudes. In: Murchinson, C.A. (Ed.), A Handbook of Social Psychology. Clark University Press, Worcester.

Ajzen I, Fishbein M. (2000). Attitudes and the attitude-behavior relation: reasoned and automatic processes. European Review of Social Psychology, ed. W. Stroebe, M. Hewstone. Chichester, England: Wiley. In press.

Baker, M. J., & Churchill Jr, G. A. (1977). The impact of physically attractive models on advertising evaluations. Journal of Marketing research, 538-555.

Cacioppo, J. T., Gardner, W. L., & Berntson, G. G. (1997). Beyond bipolar conceptualizations and measures: The case of attitudes and evaluative space. Personality and Social Psychology Review, 1(1), 3-25.

Chen, Q., & Wells, W. D. (1999). Attitude toward the site. Journal of advertising research, 39(5), 27-38.

Churchill JR, G. A.; Peter, J. P. (1995). Marketing: criando valor para o cliente. São Paulo: Saraiva.

Dholakia, R., & Zhao, M. (2010). Effects of online store attributes on customer satisfaction and repurchase intentions. International Journal of Retail & Distribution Management, 38(7), 482-496.

Grohmann, B., Spangenberg, E. R., & Sprott, D. E. (2007). The influence of tactile input on the evaluation of retail product offerings. Journal of Retailing, 83(2), 237-245.

Hair Jr., J.F.; William, B.; Babin, B.; Anderson, R.E. (2009). Análise multivariada de dados. 6ªed. Porto Alegre: Bookman.

Hayes, Andrew F. (2013). Introduction to Mediation, Moderation, and Conditional Process Analysis: A Regression-Based Approach. New York, NY: The Guilford Press.

Hassanein, K., & Head, M. (2007). Manipulating perceived social presence through the web interface and its impact on attitude towards online shopping. International Journal of Human-Computer Studies, 65(8), 689-708.

Hornik, J. (1992). Tactile stimulation and consumer response. Journal of Consumer Research, 19(3), 449-458.

Hultén, B., Broweus, N., & Van Dijk, M. (2009). What is Sensory Marketing? Sensory marketing (pp. 1-23). Palgrave Macmillan, London.

Hultén, B., Broweus, N., van Dijk, M., & van Dijk, M. (2009). Sensory Marketing. Springer.

Kline, R. B. (2020). Becoming a behavioral science researcher: A guide to producing research that matters (2nd ed.). New York: Guilford Press.

Kotler, P. (1973). Atmospherics as a marketing tool. Journal of retailing, 49(4), 48-64.

Kotler, P.; Keller, K. L. Administração de Marketing: A Bíblia do Marketing. (2006).12ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall.

Korzaan, M. L. (2003). Going with the flow: Predicting online purchase intentions. Journal of Computer Information Systems, 43(4), 25-31.

Krosnick, J. A., Judd, C. M., & Wittenbrink, B. (2005). The measurement of attitudes. The handbook of attitudes, 21, 76.

Liao, Z., & Cheung, M. T. (2001). Internet-based e-shopping and consumer attitudes: an empirical study. Information & management, 38(5), 299-306.

Lindstrom, M. (2005). Broad sensory branding. Journal of Product & Brand Management, 14(2), 84-87.

Lindstrom, M. (2009). BuyOlogy. A ciência do neuromarketing. Lisboa, Gestão plus edições.

Lohse, G. L., Bellman, S., & Johnson, E. J. (2000). Consumer buying behavior on the Internet: Findings from panel data. Journal of interactive Marketing, 14(1), 15-29.

Lovelock, C. H. (1975). Modeling the modal choice decision process. Transportation, 4(3), 253-265.

Morgado, M. G. (2003). Comportamento do consumidor online: perfil, uso da Internet e atitudes. Tese de Doutorado. Fundação Getúlio Vargas.

Peck, J., & Childers, T. L. (2003). Individual differences in haptic information processing: The “need for touch” scale. Journal of Consumer Research, 30(3), 430-442.

Peck, J., & Childers, T. L. (2003). To have and to hold: The influence of haptic information on product judgments. Journal of Marketing, 67(2), 35-48.

Peck, Joann, & Terry L. Childers. (2006). If I touch it. I have to have it: Individual and environmental influences on impulse purchasing. Journal of Business Research, 59(6): 765-769.

Peck, J., & Wiggins, J. (2006). It just feels good: Customers' affective response to touch and its influence on persuasion. Journal of Marketing, 70(4), 56-69.

Peck, J. (2010). Does touch matter? Insights from haptic research in marketing. Sensory marketing: Research on the sensuality of products, 17-31.

Ramos, A. S. M., &Veldman, S. M. D. S. (2000). Relacionamento com o cliente através da web: um estudo teórico-exploratório. Encontro Nacional da ANPAD. Anais, Florianópolis-SC.

Ringle, Cristhian M., Silva, Dirceu, Bido, Diógenes. (2014). Modelagem de equações estruturais com utilização de SmartPLS. Revista Brasileira de Marketing – ReMark Edição Especial, 13(2), p. 56-73.

Riegelsberger, J. (2003, April). Interpersonal cues and consumer trust in e-commerce. In CHI'03 Extended Abstracts on Human Factors in Computing Systems (pp. 674-675). ACM.

Rodrigues, T., & Silva, S. C. E. (2013). O" NEED FOR TOUCH" NO RETALHO ONLINE. Portuguese Journal of Marketing/Revista Portuguesa de Marketing, (30).

Sampaio, C. (2007). Web 2.0 e Mashups-Reinventando a Internet.Brasport.

Sarkar, A. (2011). Impacto dos valores de compras utilitários e hedônicos nos benefícios e riscos percebidos pelo indivíduo nas compras on-line. Análise da gestão internacional, 7 (1), 58.

Schiffman, Leon G.; Kanuk, Leslie Lazar (2009) Comportamento do consumidor. 9ª ed. Rio de Janeiro: LTC.

Schwartz, B. (2004). The paradox of choice. New York: Ecco.

Simonson, I., Carmon, Z., Dhar, R., Drolet, A., & Nowlis, S. M. (2001). Consumer research: In search of identity. Annual review of psychology, 52(1), 249-275.

Sheth, J. N., Mittal, B., & Newman, B. I. (1999). Consumer behavior and beyond. NY: Harcourt Brace.

Tarnoff, Bem (2016), “How the internet was invented”, disponível em <https://www.theguardian.com/technology/2016/jul/15/how-the-internet-was-invented-1976-arpa-kahn-cerf>. Acesso em: 17.09.2017.

Turley, L. W., & Milliman, R. E. (2000). Atmospheric effects on shopping behavior: A review of the experimental evidence. Journal of Business Research, 49, 193–211.

Underhill, P. (2009). Why we buy: The science of shopping--updated and revised for the Internet, the global consumer, and beyond. Simon and Schuster.

Varma, A., Stem, D. E., Spangenberg, E. R., & Clark, M. J. (2003). Consumer need for tactile input An internet retailing challenge. 56, 915–922. https://doi.org/10.1016/S0148-2963(01)00278-8

Venus, S., & Phua, J. (2015). Computers in Human Behavior The moderating effect of computer users ’ autotelic need for touch on brand trust , perceived brand excitement , and brand placement awareness in haptic games and in-game advertising ( IGA ). Computers In Human Behavior, 43, 58–67. https://doi.org/10.1016/j.chb.2014.10.035

Vieira, V. A., Torres, C. V., & Gava, R. (2007). Haptic informations processing: assessing the need for touch scale. Encontro anual da associação brasileira dos programas de pós-graduação em administração, 31.

Published

2021-08-03

How to Cite

Cucato, J. da S. T., Bizarrias, F. S., Strehlau, V. I., & Oliveira, M. C. (2021). Necessidade de toque na intenção de compras online. Retail Management Review, 1(1), e3. https://doi.org/10.53946/rmr.v1i1.3

Issue

Section

Tecnologia da informação e gestão da inovação no varejo

Most read articles by the same author(s)