A jornada de transformação digital da santa lolla: marketplace in e out

Autores

  • Paulo Sérgio Cesar de Madureira Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo FEA/USP, São Paulo, (Brasil)
  • Edson Crescitelli Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo - FEA/USP, São Paulo, (Brasil)
  • Marcos R. Luppe Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo - FEA/USP, São Paulo, (Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.53946/rmrreview.v4i1.47

Palavras-chave:

Marketplace In e Out, Varejo, Transformação Digital

Resumo

Introdução: Santa Lolla, referência no setor de calçados e acessórios femininos, enfrentou o desafio de ampliar sua presença digital. Iniciada em 2004 pelos irmãos Martinez, a marca rapidamente conquistou o mercado brasileiro e internacional, tendo participações em feiras mundiais como a Micam, em Milão.

Contextualização: Em 2023, a Santa Lolla tinha mais de 300 franquias e suas coleções eram vendidas em mais de 1.000 multimarcas. A marca se destacou por colaborações de sucesso com grandes nomes da moda e a busca constante pela sustentabilidade. Com o avanço do comércio eletrônico, a empresa percebeu a necessidade de transformação digital, atualizando sua plataforma de e-commerce, criando um marketplace próprio e implementando soluções modernas de ERP.

Desafio Principal: Durante uma reunião estratégica, o grande dilema enfrentado foi decidir sobre a expansão da marca em marketplaces populares, como o Mercado Livre, principalmente após uma redução significativa nas compras por um de seus principais distribuidores digitais.

Análise: As discussões centraram-se nos prós e contras da entrada em marketplaces, levando em conta a imagem da marca, controle sobre vendas e riscos de falsificação. A abordagem inicial foi formar parcerias com marketplaces que tinham alinhamento com os valores da Santa Lolla.

Reflexões Externas: A experiência da Birkenstock com a Amazon, devido a preocupações com falsificações, e o estudo de caso da HBR sobre um fabricante de bicicletas elétricas, apresentaram diferentes perspectivas sobre o dilema.

Conclusão: A trajetória da Santa Lolla ilustra os desafios que as empresas enfrentam na era digital, ponderando sobre a adaptação às tendências do mercado e a preservação da imagem da marca. A decisão sobre expandir em marketplaces terceirizados exige uma análise minuciosa de riscos e oportunidades.

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Biografia do Autor

Paulo Sérgio Cesar de Madureira, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo FEA/USP, São Paulo, (Brasil)

Mestradando em Empreendedorismo pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP/ FEAC, São Paulo. (Brasil). 

Edson Crescitelli, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo - FEA/USP, São Paulo, (Brasil)

Doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo - FEA/USP, São Paulo, (Brasil). Professor da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo - FEA/USP.

Marcos R. Luppe, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo - FEA/USP, São Paulo, (Brasil)

Doutorado em Administração pela Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo - FEA/USP, São Paulo, (Brasil). Professor Doutor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades - EACH/USP, São Paulo.  Professor do Mestrado Profissional em Empreendedorismo da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo - FEA/USP.

Referências

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Publicado

2024-04-11

Como Citar

Cesar de Madureira, P. S., Crescitelli, E., & R. Luppe, M. . (2024). A jornada de transformação digital da santa lolla: marketplace in e out. Retail Management Review, 4(1), e47. https://doi.org/10.53946/rmrreview.v4i1.47

Edição

Seção

Multicanalidade e Omnichannel

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