The efficiency of merchandising at the point of sale

Authors

  • Paulo Henrique Pinho de Oliveira Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/Rio Janeiro, (Brasil)
  • Fernanda Costa Lasmar Duarte Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/Rio Janeiro, (Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.53946/rmrreview.v4i1.40

Keywords:

marketing, trademarketing, retail, merchandising

Abstract

Objetivo do Trabalho: O objetivo desse estudo é analisar as estratégias de merchandising da empresa Red Bull para reverter um cenário desfavorável dentro do ponto de venda, do ponto de vista da percepção de marca.

 Metodologia: Esta pesquisa se baseia em uma entrevista realizada com o líder do projeto na empresa, e observações diretas dos autores a partir de informações públicas e experiências no PDV.

Originalidade: Este material resume o estudo apresentado pelos autores na elaboração de um trabalho de conclusão de curso, no Cefet-RJ.

Principais Resultados: O projeto piloto apresentou crescimento de 50% nas vendas, no entanto após implementar no Brasil inteiro os resultados obtidos foram de 31% de aumento nas vendas do produto.

Contribuições Teóricas: Este estudo contribui para a literatura sobre marketing numa perspectiva prática como um experimento, uma vez que nem sempre os autores e pesquisadores possuem recursos para implementar suas estratégias. Desta forma, conectando-se ao referencial teórico apresentado, os autores conseguem mensurar os benefícios da estratégia de merchandising utilizada pela marca RedBull e podem servir de parâmetro para que outras empresas realizem seus próprios projetos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Paulo Henrique Pinho de Oliveira, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/Rio Janeiro, (Brasil)

Doutor em Ciência, Tecnologia e Educação pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/Rio Janeiro, (Brasil). Professor do curso de Administração do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET. Rio de Janeiro.

Fernanda Costa Lasmar Duarte, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/Rio Janeiro, (Brasil)

Pós-Graduada MBA em Inteligência Competitiva e Inovação em Marketing pelo Descomplica. Aluna do curso de Administração do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET. Rio de Janeiro.

References

BARRET, Richard. Libertando a alma da empresa: como transformar a organização numa entidade viva. São Paulo: Editora Cultrix, 2000.

GRACIOSO, Francisco. As novas arenas da comunicação com o mercado. São Paulo: Atlas, 2008

KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hiermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 3.0: as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

KOTLER, Phillip, KARTAJAYA, Hiermawan, SETIWAN, Iwan. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.

SILVA, Eduardo. Merchandising: o que é e qual a sua importância?. 2019. Disponível em: <https://clubedotrade.com.br/blog/o-que-e-merchandising/>. Acesso em: 13/11/2019.

Published

2023-11-06

How to Cite

Pinho de Oliveira, P. H., & Costa Lasmar Duarte, F. (2023). The efficiency of merchandising at the point of sale. Retail Management Review, 4(1), e40. https://doi.org/10.53946/rmrreview.v4i1.40

Issue

Section

Visual merchandising e gerenciamento de categorias