Resumo
Objetivo do estudo: Compreender a percepção dos gestores de compras sobre a logística reversa de garrafas de vidro de 750ml a 1L.
Metodologia/abordagem: Trata-se de uma abordagem qualitativa e quantitativa, com análise exploratória e descritiva, onde foram realizadas entrevistas semiestruturadas com gestores de compras do ramo e questionários. Realizou-se análise de conteúdo textual pelo software Iramuteq e da percepção ambiental com o uso do modelo VAPERCOM.
Originalidade/Relevância: O estudo é relevante por permitir a compreensão da realidade da logística revesta de garrafas de vidro. E ainda permite compreender como os gestores de compras do setor varejista percebem as questões ambientais.
Principais resultados: Os gestores de compras reconhecem que a implantação da logística reversa é um diferencial competitivo, favorecendo a rastreabilidade. Possuem percepção ecológica e forte preocupação com a Análise do Ciclo de Vida. Porém, não desenvolvem estratégias de logística reversa.
Contribuições teóricas/metodológicas: O uso da análise de similitude, e classificação hierárquica descendente, juntamente como método VAPERCOM, contribui apontando um percurso metodológico eficiente para análise de diferentes ambientes com demandas pelo desempenho sustentável.
Contribuições sociais / para a gestão: Como contribuição o estudo afirma que durante a implantação de um sistema de logística reversa a visão do gestor de compra e a consciência do consumidor devem ser levadas em consideração, incluindo seus papéis relevantes dentro do contexto.

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Copyright (c) 2022 François Fabiane Trento , Pedro Lachovicz Neto, Sandra Mara Stocker Lago , Marcelo Roger Meneghatti