Resumo
Objetivos: O objetivo geral do ensaio é verificar de que forma a economia da informação se beneficia das ferramentas da Indústria 4.0. Os objetivos secundários são mapear as principais plataformas digitais utilizadas para a disseminação de informação industrial rapidamente e em larga escala e identificar as vantagens econômicas utilizadas por empresas dentro da indústria 4.0.
Metodologia/ abordagem: A instrumentalização de coleta de informações deste ensaio se deu a partir de um apanhado bibliográfico e referencial das áreas de (i) Economia da Informação, (ii) Indústria 4.0 e (iii) Digitalização empresarial.
Principais resultados: Os principais resultados demonstram que soluções como big data, data science e inteligência artificial podem corroborar ampliando os efeitos multiplicadores da Economia da Informação.
Contribuições teóricas e metodológicas: A contribuição teórica se dá por evidenciar para as pesquisas seminais, os fluxos informacionais estabelecidos nas novas plataformas de negócios contempladas na Indústria 4.0. Metodologicamente o ensaio contribui em trazer à luz novas perspectivas sobre como a economia da informação pode contribuir para o avanço da Indústria 4.0, explorando caminhos pouco pavimentados nas literaturas de ciências da informação, econômicas e sociais.
Relevância e originalidade: A relevância desse ensaio está em apontar plataformas que exercem soluções para economia da informação pavimentando o campo de estudo para análises posteriores. Também objetiva-se apresentar novas possibilidades de ferramentas teóricas para a Indústria 4.0 e enquadrar o fenômeno no campo de estudo da economia e administração.
Referências
Alves, F., & Valino, R. (2016). Indústria 4.0: Digitalização como vantagem competitiva no Brasil. Pesquisa Global indústria, 4.
Arnott, R., Greenwald, B., & Stiglitz, J. E. (1994). Information and economic efficiency. Information Economics and Policy, 6(1), 77-82.
Bahrin, M. A. K., Othman, M. F., Azli, N. N., & Talib, M. F. (2016). Industry 4.0: A review on industrial automation and robotic. Jurnal Teknologi, 78(6/13), 137-143.
Baran, P. (1964). On Distributed Communications: XI. Summary Overview. RAND Corp. Memo RM-3767-PR, 23.
Barreto, L., Amaral, A., & Pereira, T. (2017). Industry 4.0 implications in logistics: an overview. Procedia Manufacturing, 13(1), 1245-1252.
Bertero, C. O. (2011). Réplica 2-o que é um ensaio teórico? Réplica a Francis Kanashiro Meneghetti. Revista de Administração Contemporânea, 15(2), 338-342.
Boudreau, K. J. (2012). Let a thousand flowers bloom? An early look at large numbers of software app developers and patterns of innovation. Organization Science, 23(5), 1409-1427.
Chen, J., Tao, Y., Wang, H., & Chen, T. (2015). Big data based fraud risk management at Alibaba. The Journal of Finance and Data Science, 1(1), 1–10. doi:10.1016/j.jfds.2015.03.001.
Coull, S. E., & Dyer, K. P. (2014). Traffic analysis of encrypted messaging services: Apple imessage and beyond. ACM SIGCOMM Computer Communication Review, 44(5), 5-11.
de Reuver, M., Sørensen, C., & Basole, R. C. (2018). The digital platform: a research agenda. Journal of Information Technology, 33(2), 124-135.
Enli, G. S., & Skogerbø, E. (2013). Personalized campaigns in party-centred politics: Twitter and Facebook as arenas for political communication. Information, communication & society, 16(5), 757-774.
Feijoo, J. P., & Santos, A. D. (2018). Talento 4.0: gerir pessoas e equipas na era pós-industrial.
Finkelstein, A., Harman, M., Jia, Y., Martin, W., Sarro, F., & Zhang, Y. (2014). App store analysis: Mining app stores for relationships between customer, business and technical characteristics. RN, 14(10), 1-24.
Gerhardt, T. E., & Silveira, D. T. (2009). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: UFRGS.
Gassmann, O., Frankenberger, K., & Csik, M. (2014). The business model navigator: 55 models that will revolutionise your business. Pearson UK..
González de Gómez, M. N. (2009). A reinvenção contemporânea da informação: entre o material e o imaterial.
Guo, J., & Huang, J. (2020). Information literacy education in WeChat environment at academic libraries in China. The Journal of Academic Librarianship, 46(1), 102073.
Harwit, E. (2017). WeChat: Social and political development of China’s dominant messaging app. Chinese Journal of Communication, 10(3), 312-327.
Harrod, R. F. (1939). An essay in dynamic theory. The economic journal, 49(193), 14-33.
Kagermann, H., Helbig, J., Hellinger, A., & Wahlster, W. (2013). Recommendations for implementing the strategic initiative INDUSTRIE 4.0: Securing the future of German manufacturing industry; final report of the Industrie 4.0 Working Group. Forschungsunion.
Kow, Y. M., Gui, X., & Cheng, W. (2017, September). Special digital monies: The design of alipay and wechat wallet for mobile payment practices in china. In IFIP Conference on Human-Computer Interaction (pp. 136-155). Springer, Cham.
Lasi, H., Fettke, P., Kemper, H. G., Feld, T.., & Hoffmann, M. (2014). Industry 4.0. Business & information systems engineering, 6(4), 239-242.
Lastres, H. M. M., & Albagli, S. (1999). Informação e globalização na era do conhecimento. Rio de Janeiro: Campus, 163.
Lastres, H. M. M., & Ferraz, J. C. (1999). Economia da informação, do conhecimento e do aprendizado. Informação e globalização na era do conhecimento. Rio de Janeiro: Campus, 27-57.
Lee, J., Davari, H., Singh, J., & Pandhare, V. (2018). Industrial Artificial Intelligence for industry 4.0-based manufacturing systems. Manufacturing letters, 18, 20-23.
Li, Q., Xing, J., Liu, O., & Chong, W. (2017). The Impact of Big Data Analytics on Customers‟ Online Behaviour. In Proceedings of the International MultiConference of Engineers and Computer Scientists (Vol. 2, pp. 15-17).
Lucke D, Constantinescu C, Westkämper E (2008) Smart factory – a step towards the next generation of manufacturing. In: Manufacturing systems and technologies for the new frontier: the 41st CIRP conference on manufacturing systems, Tokyo, Japan, 115–118.
Machlup, F. (1962). The production and distribution of knowledge in the United States (Vol. 278). Princeton university press.
Meneghetti, F. K. (2011). O que é um ensaio-teórico?. Revista de Administração Contemporânea, 15(2), 320-332.
Plataforma WeChat. (2020). WeChat Pay. Recuperado em 16 de junho de 2020, de https://pay.weixin.qq.com/index.php/public/wechatpay_en/product_index.
Forbes (2019). WeChat se torna um desafiador de comércio eletrônico na China com mini programas. Recuperado em 22 de junho de 2020. https://www.forbes.com/sites/michellegrant/2019/10/28/wechat-becomes-an-e-commerce-challenger-in-china-with-mini-programs/#c9221c166180
PEDROSO, Marcelo Caldeira. Aplicação de modelagem de negócios em empresa startup de biotecnologia. Anais. São Paulo: EAD/FEA/USP, 2016.
Rüßmann, M., Lorenz, M., Gerbert, P., Waldner, M., Justus, J., Engel, P., & Harnisch, M. (2015). Industry 4.0: The future of productivity and growth in manufacturing industries. Boston Consulting Group, 9(1), 54-89.
Santos Junior, V. B. S., & Monteiro, J. C. S., (2020) Educação e Covid-19: As tecnologias digitais mediando a aprendizagem em tempos de pandemia. Revista Encantar - Educação, Cultura e Sociedade, 1-15.
SERRES, Michel. L'INNOVATION ET LE NUMÉRIQUE. Université Paris I Panthéon-Sorbonne. 2013. Disponível em: https://www.canal-u.tv/video/universite_paris_1_pantheon_sorbonne/michel_serres_l_innovation_et_le_numerique.11491
Spagnoletti, P., Resca, A., & Lee, G. (2015). A design theory for digital platforms supporting online communities: a multiple case study. Journal of Information Technology, 30(4), 364-380.
Stiglitz, J. E. (2002). Information and the Change in the Paradigm in Economics. American economic review, 92(3), 460-501.
Tan, B., Pan, S. L., Lu, X., & Huang, L. (2009). Leveraging digital business ecosystems for enterprise agility: The tri-logic development strategy of Alibaba. com. ICIS 2009 Proceedings, 171.
Tiwana, A. & Konsynski, B. (2010). Complementarities between organizational IT architecture and governance structure. Information Systems Research, 21(2), 288-304.
Tse, E. (2015). China's disruptors: How Alibaba, Xiaomi, Tencent, and other companies are changing the rules of business. Penguin.
Zackiewicz, M. (2015). A economia do software e a digitalização da economia. Revista Brasileira de Inovação, 14(2), 313-336.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright (c) 2022 Matheus Eurico Soares de Noronha, Rosemeire Silva, Paula Gonçalves Sauer, Priscilla Bidin da Silva